Itabuna instala radares em cruzamento da Avenida Juracy Magalhães

Equipamentos instalados à noite para evitar maiores transtornos para a população
Ascom

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) está investindo R$ 150 mil na instalação de dois conjuntos de radares no cruzamento da Avenida Juracy Magalhães com a Rua Maria Olívia Rebouças, no Alto Mirante. A principal via de acesso do centro da cidade à região dos bairros de Fátima e Califórnia e de ligação com Ilhéus também vai ganhar videomonitoramento para ampliar as ações de segurança pública e a fiscalização de infrações de trânsito, principalmente por motociclistas.

Segundo o secretário Roberto José da Silva os radares se tornaram necessários para fixar em 50 quilômetros a velocidade máxima da avenida, depois de a Settran fechar os principais cruzamentos.  “Eliminamos as mortes resultantes de acidentes nos cruzamentos, mas verificamos que há riscos com o abuso da velocidade por alguns usuários da avenida”, afirma, acrescentando que também há invasão das faixas de segurança e motoqueiros se utilizam do canteiro central em desacordo com a legislação.  

“Há flagrantes de motos que passem pelo canteiro central, principalmente em locais de travessia para cadeirantes. É uma infração que pode ser punida com multa de R$ 600,00 mais 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação”, relata Roberto José, acrescentando que o tais posturas serão coibidas com o videomonitoramento. “As pessoas têm de ter consciência de que nas vias urbanas não se pode imprimir velocidade que ponha em risco a vida de terceiros”, completou.  

O secretário de Transportes e Trânsito informa que também ganharão câmeras as avenidas José Soares Pinheiro, Aziz Maron e Mário Padre, além da Juracy Magalhães. “Estamos implantando Sala de Situação na Settran para acompanhamento diário nas 24 horas. Vamos avaliar se o videomonitoramento pode ser estendido a outras avenidas, como a Princesa Isabel, no São Caetano”, justificou.  

Pelo cronograma, os conjuntos de radares da Avenida Juracy Magalhães passarão a operar dentro de 20 dias. Tão logo sejam concluídas as obras de engenharia, os equipamentos passarão por aferição do Ibametro e entrarão em operação juntamente com as câmeras. “A Prefeitura trabalha pela humanização e a segurança do trânsito”, ressalta Roberto José.

Desde novembro do ano passado, depois de análise criteriosa dos pontos onde motoristas desenvolvem maior velocidade e do índice de acidentes nesses locais, a Prefeitura iniciou a instalação de radares de controle de velocidade em algumas avenidas e em dois cruzamentos do centro da cidade. Cinco radares são utilizados para o controle da velocidade e dois sensores para controle de avanço de sinal.

Os sensores estão nos cruzamentos da Avenida do Cinquentenário com as ruas Adolfo Maron e Professor Alício de Queiroz, e os radares fixos instalados nas avenidas Amélia Amado, José Soares Pinheiro, Aziz Maron (em frente ao shopping), e Princesa Isabel. Os equipamentos instalados e são operados pela empresa Gerenciamento de Controle de Trânsito – GCT, vencedora da licitação, sob a coordenação e monitoramento da Settran.